7º Café Lacaniano com Mario Eduardo Costa Pereira

Dia 28/11/2015 - Na Livraria Cultura Shopping Iguatemi

Atualizado em 08 Março 2017
missing
Titulo: Café Lacaniano com Mario
Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Desde seus primórdios, a psicanálise constitui um “tratamento pela palavra”. Freud dá aos sonhos o caráter de uma “escrita através de imagens”, tal como ocorre nos hieróglifos. Lacan, por sua vez, através de sua releitura sistemática da obra freudiana afirma que “o Inconsciente é estruturado como uma linguagem”.

Mas onde, então, situar o lugar do corpo na psicanálise? Ao lado de sua abordagem interpretativa das “formações do inconsciente”, Freud destaca o caráter central da sexualidade e da diferença sexual na estruturação do psiquismo. Seu conceito de “pulsão”, incidindo diretamente no corpo e no erotismo, é central em seu pensamento. Lacan faz deste um dos conceitos fundamentais da psicanálise e radicaliza as posições freudianas interrogando-se sobre a dimensão de “gozo” na satisfação da vida pulsional.

Dessa forma, o objetivo desse encontro será o de discutir a dimensão propriamente corporal e erótica da teoria psicanalítica, destacando a importância central de noções como libido, desejo, gozo e pulsão.

Esperamos mostrar o quanto a erótica do corpo é central para a compreensão do sujeito, tal como concebido por Freud e Lacan.


Mário Eduardo Costa Pereira

Psicanalista, psiquiatra. Professor titular de Psicopatologia Clínica pelo Laboratoire de Psychopathologie Clinique et Psychanalyse da Aix-Marseille Université (França). Livre-Docente em Psicopatologia do Dpto de Psiquiatria da FCM/UNICAMP, onde dirige o Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS). Diretor do Núcleo de São Paulo do Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise.

Local



Cidade: Campinas - SP
Data: Sábado, 28 de novembro
Hora: 10:30h as 12:30h
Local: Auditório

Loja: LIVRARIA CULTURA - SHOPPING IGUATEMI CAMPINAS
Avenida Iguatemi, 777 - Piso 1 - Lojas 04 e 05

Duração: 2 horas

Entrada gratuita.

Opinião

O que você achou desta informação?

Deixe sua opinião, é importante para melhorarmos ainda mais.

Compartilhar

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM

Sua mensagem foi enviada com sucesso!