Bem-vindo à Associação Livre - Ensino Continuado

DESEJO DE PSICANÁLISE

A Associação Livre-Ensino Continuado é um instituto de ensino da Psicanálise e formação de analistas, re-fundado em Campinas, em 2014, com o objetivo de acolher um desejo de psicanálise, em três vertentes independentes e/ou convergentes:

a) fomentando o desejo de conhecimento e de estudo da teoria psicanalítica, qualquer que seja o alvo de seu uso, seja para a transmissão do legado freudiano, para interlocução com outras áreas do saber, ou para efeito de formação permanente do analista;

b) incentivando a busca do desejo do processo terapêutico por parte dos interessados, para experienciarem em si mesmos as formações do inconsciente, nos sonhos, lapsos e sintomas, através da produção de associações livres;

c) catalisando o desejo de conduzir outros pacientes pelos desfiladeiros da rede significante, desde que o tripé da formação, descrito até aqui, tenha propiciado a decisão ética de autorizar-se neste ofício.

Uma associação psicanalítica é composta daqueles sócios chamados por Lacan de “mais alguns” que, através do reconhecimento, autorizam alguém a se tornar psicanalista. A Associação Livre-Instituto Sigmund Freud teve um passado glorioso em São Paulo, desde a década de 80, quando formou analistas, transmitiu a psicanálise, realizou encontros, grupos de estudos e seminários.

Mas, quando estava no auge de sua vitalidade, ela foi dissolvida, junto com outros dois grupos lacanianos, sem consulta aos membros, de maneira autoritária, por Jacques-Alain Miller, para fundar impositivamente a Associação Mundial de Psicanálise.

Hoje, assistimos ao retorno do Recalcado.

Geraldino Alves Ferreira Netto

Nossos Cursos

A Formação do Psicanalista - Nova Turma com início em 2024

Convite de Lançamento: Matrículas abertas para o curso modular de Extensão dirigido à Formação em Psicanálise - turma 2024, início em 02 de fevereiro. Serão 23 módulos com encontros virtuais, ocupando um final de semana por mês (sexta à noite e sábado pela manhã). O curso é administrado por aulas, leituras, discussão de casos e de produções culturais.

saiba mais

Grupo de Estudos Cinema e Psicanálise

Fotos dos encontros

Veja algumas fotos de nossas sessões dos grupos de estudo de cinema e psicanálise.
Venha você também participar, entre em contato

Newsletter  - fique informado

Assine nossa newsletter e receba informações sobre nossos produtos, serviços e outras novidades